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Protocolos para diminuir o stress e a pressão nos times

Nos últimos anos, vivemos novas formas de trabalhos  – remoto, híbrido ou officeless – todas essas experimentações fizeram com que refletíssemos sobre papéis e responsabilidades, autonomia, produtividade e saúde mental.

 Manter uma rotina de trabalho equilibrada é fundamental para nos mantermos saudáveis. Simples atitudes podem ajudar: 

  • Mantenha uma rotina de trabalho, com hora pra começar, hora para as pausas e hora para terminar. Ninguém é produtivo trabalhando 24 horas por dia.
  • Alinhe as expectativas e as prioridades da semana com o seu time ou líder para que possam trabalhar com foco. 
  • Não agende reuniões perto do horário de almoço. Se todos estamos trabalhando em casa, é preciso tempo para preparar as refeições.
  • Respeite o descanso. Não envie mensagens em grupos do trabalho no final de semana. Espere até a segunda-feira para enviar ou mande por e-mail para não gerar ansiedade no time.
  • Reserve 10 minutos na agenda para conversar com os colegas para saber como estão se sentindo. Não temos mais um tempo de encontro no café ou aquela conversa no almoço, importantes para o bem-estar, então crie novas formas de aproximação.
  • Seja honesto e converse sempre com seu time sobre ansiedade e sentimentos, isso ajuda a construir espaços de confiança.

Nos últimos anos, vivemos novas formas de trabalhos  – remoto, híbrido ou officeless – todas essas experimentações fizeram com que refletíssemos sobre papéis e responsabilidades, autonomia, produtividade e saúde mental.

Manter uma rotina de trabalho equilibrada é fundamental para nos mantermos saudáveis. Simples atitudes podem ajudar: 

  • Mantenha uma rotina de trabalho, com hora pra começar, hora para as pausas e hora para terminar. Ninguém é produtivo trabalhando 24 horas por dia.
  • Alinhe as expectativas e as prioridades da semana com o seu time ou líder para que possam trabalhar com foco. 
  • Não agende reuniões perto do horário de almoço. Se todos estamos trabalhando em casa, é preciso tempo para preparar as refeições.
  • Respeite o descanso. Não envie mensagens em grupos do trabalho no final de semana. Espere até a segunda-feira para enviar ou mande por e-mail para não gerar ansiedade no time.
  • Reserve 10 minutos na agenda para conversar com os colegas para saber como estão se sentindo. Não temos mais um tempo de encontro no café ou aquela conversa no almoço, importantes para o bem-estar, então crie novas formas de aproximação.
  • Seja honesto e converse sempre com seu time sobre ansiedade e sentimentos, isso ajuda a construir espaços de confiança.

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