digital composite of hand holding smartphone with vignettes

Tendências na educação

Com os avanços na automatização e digitalização de processos, o mundo de trabalho tende a mudar radicalmente.

Um levantamento do Instituto MCKinsey prevê que até 2030 metade das atividades de trabalho podem ser automatizadas no mundo. No Brasil, a pesquisa estima que outros 16 milhões de empregos deixarão de existir nos próximos 10 anos, ou seja, 14% da força de trabalho atual no país.

Se algumas atividades passaram a ser feitas por máquinas ou sistemas inteligentes, outras habilidades serão exigidas no mundo do trabalho, especialmente o aprendizado rápido e constante.

Essa mudança terá alguns reflexos na forma com que aprendemos. Na área de educação, por exemplo, novas formas de aprender e ensinar vão surgir.

“Cada vez mais, utilizaremos de realidade aumentada, inteligência artificial e internet das coisas no nosso processo de aprendizagem”, explica Mariciane Gemin, CEO da S7 Consulting, empresa especializada em recrutamento e seleção.

Confira 3 mudanças na área de educação para acompanhar as exigências do mercado de trabalho.

1 Oferta

Além disso, a oferta de cursos deverá acompanhar a necessidade de um aprendizado rápido e específico. “As companhias vão buscar por profissionais que possuem respostas rápidas a problemas reais.

Assim, cada vez mais, as capacitações rápidas e específicas a problemas comuns ao mercado devem surgir. O profissional não irá buscar um curso de longa duração para resolver um problema de hoje. Ele precisará de algumas horas para buscar o conhecimento ”.

2 Formato

O compartilhamento de conhecimento e o professor facilitador serão a metodologia educacional. “Não vivemos mais a ideia de que existe um professor que detém todas as informações, com o avanço da internet das coisas, isso tende a ficar cada vez mais forte”.

Os cursos e as formações devem ser muito mais um momento de compartilhamento de boas práticas do que do primeiro contato com o tema.

3 Instrução por aplicativos

Hoje, existem aplicativos utilizados para guiar algumas atividades. O uso de games para obter conhecimento tende a crescer e se tornar cada vez mais real por meio da realidade aumentada.

Comments are closed.